Embate Contra o Câncer – Vintenário e Duplo

Compartilhar

Tríplice vitória; ciência, natureza e mente sadia e forte.

Já somando pouco mais de vinte (20) anos, é autêntico o relato que segue, abordando meu embate contra câncer, em dois acometimentos, por meio de continuados sucessos conseguidos com permanentes tratamentos científicos, eficientemente auxiliados por acompanhamentos de coadjuvantes da natureza, e fortemente amparados por atividades de mente sadia, objetiva, consciente e salutarmente otimista, que seguramente contribui favoravelmente com os tratamentos, ampliando seus efeitos positivos.

Respeitando orientações científicas, ao completar a idade de quarenta (40) anos passei a realizar periódicos exames prostáticos. Os conhecidos exames PSA.

Felizmente!

Esse perfeito respeito à ciência foi excepcionalmente eficiente, conforme relato a seguir.

Em 2004 um dos rotineiros exames PSA acusou anormalidade!

Inicialmente, o médico especialista receitou tratamento contra infeção. Exame PSA seguinte indicou ter sido ineficaz. Uma inevitável biópsia realizada indicou câncer, provavelmente delimitado à próstata.

Constatado ainda em seu início, a solução indicada como a melhor para o caso foi a prostatectomia. Foi realizada.

Biópsia posterior à cirurgia indicou câncer localizado, sem metástase.

Com PSA crescente, alguns exames seguintes denunciavam que o câncer permanecia ativo!

A indicação médica seguinte foi para radioterapia, acompanhada por hormonoterapia. Simultaneamente, ambos tratamentos foram realizados.

Durante os dois tratamentos, seguidos exames PSA indicavam estabilidade. Mas, depois, terminados os tratamentos, novos exames PSA exibiam aumentos nos coeficientes, indicando continuidade em crescente manifestação cancerígena.

Em novo diagnóstico, o médico orientava para tratamento por meio de quimioterapia.

Comentei com o médico; eu já vinha pesquisando intensamente sobre o tema, e estava considerando que a quimioterapia seria excessivamente agressiva, como realmente era naqueles tempos. Não a realizaria!

Tentaria antes tratamento alternativo, por meio de fitoterapia, utilizando o consumo do Agaricus Blazei Murill, popularmente conhecido como cogumelo do Sol.

Discordando, o médico insistiu que seria “alta irresponsabilidade”, comentando que amigo dele, em situação similar, havia optado pelo uso de chá do mesmo produto, desistindo em razão do indigesto amargo e ausência de efeitos benéficos!

Esclareci que, por meio das pesquisas e informações obtidas, eu já havia optado pelo uso do Agaricus em cápsulas. E que estava decidido a assim proceder.

Visivelmente contrariado e desaconselhando, o médico foi forçado a concordar.

Poucos meses após o início do meu inédito tratamento com cápsulas do Agaricus, exames PSA indicaram seguidas reduções nos coeficientes do PSA, atingindo valores aceitáveis, nos níveis esperados como resultados para os dois tratamentos médicos antes realizados.

Esses favoráveis resultados foram mantidos durante longo tempo, sempre confirmados por periódicos exames PSA.

  • Comento; sem os dois tratamentos anteriores, certamente o Agaricus não teria proporcionado esse resultado benéfico. Tenho a convicção de que foi eficiente ao suplementar o benefício dos tratamentos científicos.

Detalhista, após bom tempo de sucesso, decidi testar o tratamento, reduzindo a quantidade de cápsulas do Agaricus. Em três exames seguintes o PSA havia aumentado nos coeficientes! Retornei à dosagem anterior. O PSA novamente regrediu aos valores anteriores, se mantendo estável.

Continuando com esse tratamento, permanentemente mantive trimestrais exames PSA, sempre indicando a estabilidade então obtida. Ainda os faço, regularmente

Intervalo para comentário adicional – Estando diretamente interligados, em razão de benefícios altamente eficientes obtidos por mim, informo que, em paralelo aos tratamentos relatados também utilizo outros produtos naturais, igualmente em rigorosos consumos diários.

  • Própolis, que eu já usava beneficamente muito antes das citadas situações relatadas. A respeito desse rico néctar, que me proporcionou grandes benefícios, ainda mantidos, ao final desta página indico link para que conheça os detalhes desses fatos, querendo, ainda que por curiosidade.
  • Ômega 3 e Licopeno, em drágeas e cápsulas, também utilizo esses dois produtos naturais, em consumos diários, com resultados benéficos.

A má surpresa de nova ocorrência!

Infelizmente, no segundo semestre de 2015 um dos periódicos exames PSA indicou acentuada elevação no coeficiente resultante.

Por orientação do mesmo médico especialista, exames de imagens especialmente indicados denunciaram a existência de significativos nódulos pulmonares, com diâmetros diversos, entre os maiores um deles tinha pouco mais de três (3) centímetros.

A nova orientação foi a realização de biópsia pulmonar utilizando tomografia, que indicaria qual seria o tratamento adequado e/ou ações necessárias.

Procurado um indicado especialista dessa área cirúrgica, a realização da biópsia foi orçada em altíssimo valor, que considerei abusivo, além de certa decepção com o atendimento na consulta!

Analisando, lembrei-me; durante toda a vida profissional contribui para a assistência social. Consultaria o SUS! Afinal, era direito adquirido!

Terrível decepção!

Após repetidas e ineficientes orientações burocráticas, de atendentes pouco atenciosos, marcaram consulta com médico da instituição, para alguns meses depois.

Contrariado pela demora, já que o câncer me consumia, compareci. Depois de algumas horas aguardando em desconfortáveis e inseguros bancos alongados, sem encostos, fui chamado.

Em improvisados comentários, rápida e apressadamente – literalmente – imediatamente o médico declarou que já tinha examinado meu caso, e que receitaria tratamento por meio de injeções periódicas, que estavam em falta no SUS! Completou que eu seria avisado quando chegassem.

Perplexo e indignado, indaguei se ele não examinaria os exames de imagens que eu havia levado! Claramente contrariado, afirmando não ser relevante, o médico os pediu para examinar.

Do grande envelope que levei, ele sacou uma das lâminas com imagens e, num rapidíssimo percorrer de olhos, literalmente, sem mesmo examinar as outras lâminas e o laudo médico também anexado, declarou que “(…) estava tudo certo! O tratamento era mesmo o já indicado!”, imediatamente passando a escrever a receita!

A consulta toda durou aproximadamente cinco (5) minutos, LITERALMENTE!

Ruminando pensamentos censurados, sai do local revoltadíssimo!

Após conseguir me acalmar, já desistindo do SUS de minha cidade, Sorocaba, e recordando das constantes informações da mídia e de comentários populares, a respeito de eficientes trabalhos e tratamentos realizados no famoso Hospital de Câncer de Barretos, SP, igualmente pelo SUS, decidi os procurar.

Pesquisando eu soube da possibilidade de conseguir orientação inicial por meio de telefonema. Conseguindo o número, telefonei.

Enorme surpresa favorável. O atendimento por telefone foi objetivo, claro, atencioso e eficiente.

Informaram que o atendimento seria possível, bastando eu mandar, por e-mail indicado, os documentos necessários, exatamente os mesmos que haviam solicitado em Sorocaba! Super satisfeito agradeci.

Imediatamente em seguida organizei e transmiti os documentos solicitados.

Duas semanas depois liguei novamente, indagando se haviam recebido minha mensagem com os documentos anexados.

Novamente super bem atendido, após poucos minutos de espera confirmaram positivamente. Sim, tinham recebido os documentos e já haviam criado a minha inicial pasta de paciente, afirmando que em breve eu receberia resposta, marcando o momento para consulta inicial.

Assim aconteceu. Em pouco menos de três (3) semanas recebi telefonema, depois ratificado por e-mail, marcando minha consulta para aproximadamente trinta (30) dias depois.

Curiosa informação; seis (6) meses depois me chamaram à retorno no SUS de Sorocaba, para usar a injeção receitada. Descartei! Eu já estava em outro tratamento eficiente e seguro, igualmente por meio do SUS, em Barretos.

Novamente me surpreendendo com a atenção e eficiência, uma semana antes do dia marcado para a consulta em Barretos, telefonaram, me lembrando a data e o momento da consulta marcada, alertando que o não comparecimento prorrogaria a mesma para futuro momento, a ser remarcado. Confirmei!

Na manhã do dia marcado eu estava em Barretos, em frente ao setor indicado do hospital, esperando sua abertura.

Ao me chamarem para completar os dados cadastrais, em computador e simultaneamente na citada pasta do paciente, que tinha em mãos, com eficiência, segurança e cordialidade a atendente confirmou meus dados, em seguida me encaminhando para setor próximo, da Assistência Social, onde completariam as informações e orientações.

Logo em seguida me chamaram para preparar a consulta, aferindo a pressão sanguínea, pesando e medindo altura, registrando tudo na mesma pasta antes utilizada.

Chamaram para a consulta médica.

Com forte entusiasmo relato; foi consulta cordial, paciente, minuciosa e super atenciosa, dialogando e registrando anotações na pasta já citada.

Após aproximadamente quarenta (40) minutos, pensando que a consulta seria encerrada, o médico me surpreendeu solicitando que eu aguardasse novo chamado, para um colega dele também me atender.

Assim aconteceu. Poucos minutos depois me chamaram novamente.

Com exemplar cordialidade, atenção, eficiência e tempo similares ao do médico anterior, após o atendimento o novo médico indagou se eu poderia comparecer novamente na manhã do dia seguinte, vez que queriam realizar mais uma consulta, com terceiro especialista. Afirmei que sim!

Conforme orientado, na manhã do dia seguinte fui recebido por novo médico, repetindo as excelentes condições das duas consultas anteriores.

Já em final de diálogo, quando pensei que estava terminando a consulta, o médico informou que eu teria que aguardar novo chamado, para receber o diagnóstico, depois que os três médicos dialogassem com equipe de médicos especialistas, para finalizar as decisões. Indagando, fui informado que era padrão do hospital para primeiras consultas.

Surpreendente!

Pouco tempo depois fui novamente chamado. Um dos médicos que antes havia me atendido, com igual excelente atenção, informou a decisão da equipe.

Declarou que, realmente, o meu caso exigia biópsia orientada por tomografia, que eles realizariam em data que seria marcada, informada em seguida.

Entretanto, considerando que o hospital precisaria de algum tempo no agendamento desse exame, para que eu não ficasse sem tratamento eles iniciariam imediatamente um tratamento temporário, que consideraram ser o mais provável como correto para meu caso.

Me encaminharam para outro setor, onde recebi uma injeção intramuscular, com validade para três (3) meses.

Em seguida recebi a informação de que haviam marcado a biópsia para setenta (70) dias depois, quando eu deveria comparecer acompanhado de adulto, preferencialmente familiar. Me liberaram.

Nesse intervalo, indagando eu soube que os três médicos que me atenderam, em um dia e meio que permaneci no hospital, eram; oncologista, pneumologista e urologista.

Na data marcada, acompanhado da filha, compareci novamente, para passar pelo exame da biópsia.

Me acomodaram em equipamento de tomografia computadorizada. Depois de algumas diferentes e simultâneas preparações, com diversos e insistentes acionamentos do equipamento de tomografia, o médico veio conversar, surpreso e me surpreendendo!

A biópsia não seria realizada!

Havia se tornado impossível, em razão da diminuição dos nódulos em quantidade e, principalmente, da redução nas dimensões, então nenhum existindo em tamanho que possibilitasse a biópsia, tornando-a impossível.

A ótima surpresa; o tratamento iniciado como temporário havia se revelado eficiente!

O diálogo seguinte foi na orientação de que, em comparecimentos periódicos, para séries de exames de sangue e injeções intramusculares, o tratamento prosseguiria trimestralmente, atentamente acompanhado por consultas.

Posteriormente, após seguidas consultas nesse sistema, por se mostrar mais prático, reduzindo o tempo da minha permanência na cidade, autorizado pelos médicos e administração do hospital passei a realizar os exames de sangue antecipadamente, em minha cidade, levando os laudos em mãos para apreciação dos médicos nas consultas trimestrais.

Com sucesso assim aconteceu por alguns anos, até o início de 2023, quando, em razão da eficiência conseguida no tratamento, para que eu não mais precisasse comparecer trimestralmente, eles passaram o tratamento para ingestão de comprimidos diários, realizando as consultas trimestrais por meio de sistema online, que até agora vem acontecendo com eficiência.

O câncer pulmonar está dominado, sob controle eficiente, sem agravamentos.

Comento curiosa particularidade de eficiência; durante os primeiros tempos dos tratamentos em Barretos, creio que ao longo do primeiro ano, em momentos alternados pessoas do hospital me ligavam, indagando sobre minha saúde, estado físico e eventuais reações ao tratamento.

É fabuloso! Isso nunca me aconteceu durante tratamentos médicos, nem mesmo quando particulares!

É importante destacar que, coerentemente, há pouco tempo os dirigentes do Hospital de Câncer de Barretos decidiram alterar seu nome para HOSPITAL DE AMOR.

Caso tenha interesse em conhecer mais detalhes, principalmente a respeito das excelentes atividades do Hospital de Amor, utilize matéria que escrevi em janeiro de 2016, USE O LINK que segue.

INUSITADA EXPERIÊNCIA HOSPITALAR

Adicionalmente, querendo conhecer a valiosa e rica história sobre o surgimento e progresso do hospital, bem como sobre a exuberante vida do eficiente e vitorioso administrador, Henrique Prata, que criou e mantém esse magnífico complexo hospitalar, conheça outra matéria que escrevi em fevereiro de 2016. USE O LINK que segue.

HISTÓRIA DO HOSPITAL DE CÂNCER DE BARRETOS

Estando diretamente associados à tratamentos de saúde, neste caso a minha, conheça os resultados que obtive ao utilizar diariamente pequenas doses de Própolis, e outros, que foi, e é, infinitamente benéfico para mim! Eu já o utilizava antes dos acontecimentos aqui relatados, e assim mantenho até hoje. USE OS LINKS que seguem.

PRÓPOLIS – MULTI-BENEFÍCIOS

FITOTERÁPICOS E SIMILARES – MULTIBENEFÍCIOS

Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP
03/06/2024

Compartilhar