Transponder e TCAS

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TRANSPONDER

O transponder, abreviação de transmitter-responder, é equipamento eletrônico embarcado em aeronaves, cuja função é responder automaticamente aos sinais dos radares secundários utilizados pelo controle de tráfego aéreo.

Ele transmite dados fundamentais, como o código de identificação da aeronave, chamado de squawk, a altitude de voo e, em situações específicas, sinais de emergência, como o código 7700 – emergência geral, 7600 – falha de rádio, ou 7500 – sequestro.

Em operação, o transponder funciona de forma automática: quando o radar secundário em solo envia um sinal interrogador, o transponder responde instantaneamente com as informações programadas.

Isso permite que o controlador de tráfego aéreo acompanhe em tempo real a posição, altitude e trajetória da aeronave. Sem esse equipamento, a aeronave poderia ficar invisível ao radar secundário, prejudicando a separação segura entre voos, principalmente em regiões com tráfego denso ou fora da cobertura de radar primário.

TCAS

O TCAS – sigla para Traffic Collision Avoidance System, ou Sistema de Alerta e Prevenção de Colisões em Tráfego Aéreo, é outro sistema embarcado, com foco específico em evitar colisões entre aeronaves em pleno voo.

Em operação, o TCAS interroga constantemente os transponders de outras aeronaves nas proximidades. Com base nos dados recebidos, como altitude, velocidade e distância, ele calcula a possibilidade de conflito e emite alertas ao piloto.

Os alertas do TCAS podem ser de dois tipos.

O primeiro é o TA – Traffic Advisory – Aviso de Tráfego -, que apenas informa a presença de tráfego próximo, recomendando vigilância aumentada.

O segundo, mais crítico, é o RA – Resolution Advisory – Resolução Consultiva -, que dá instruções diretas ao piloto para subir ou descer, a fim de evitar uma colisão iminente.

Em situações de RA, as aeronaves envolvidas recebem comandos coordenados e opostos; uma sobe e a outra desce.

TCAS – SEPARAÇÕES E TEMPOS DE SEGURANÇA

O sistema TCAS adota padrões de distância e tempo para emitir alertas, considerando a proximidade e a taxa de convergência entre aeronaves.

Em termos gerais:

TA Traffic Advisory: é emitido quando outra aeronave está a cerca de 6 a 45 segundos de uma possível colisão, dependendo da velocidade e altitude. A distância horizontal típica de disparo é de 6 a 8 km (3 a 5 milhas náuticas).

RA Resolution Advisory: é acionado quando a separação cai para cerca de 15 a 25 segundos da colisão prevista. A distância horizontal pode ser inferior a 3,7 km (2 milhas náuticas) e a vertical, geralmente abaixo de 300 metros (cerca de 1000 pés).

Esses valores variam conforme o nível de voo, taxa de aproximação e versão do TCAS, geralmente TCAS II.

TRANSPONDER E TCAS

O funcionamento do TCAS depende diretamente da presença e operação correta dos transponders das outras aeronaves. Se um transponder estiver desligado, com falha ou configurado de forma inadequada, o TCAS não poderá detectar outra aeronave, tornando-a “invisível” ao sistema, o que compromete gravemente sua eficácia.

Ambos os sistemas, transponder e TCAS, são pilares fundamentais da segurança aérea moderna.

O transponder garante que os controladores em terra possam monitorar e orientar as aeronaves.

O TCAS representa a última linha de defesa, atuando de forma autônoma, especialmente em situações de falhas humanas ou de comunicação, prevenindo colisões e salvando vidas.

USO DO TRANSPONDER

Querendo conhecer melhor, e se familiarizar, com as funções e o modo operacional do transponder, USE O LINK QUE SEGUE;

TRANSPONDER – MODO OPERACONAL

Para conhecer e se familiarizar com outros Equipamentos e Sistemas de Navegação e Segurança de Voo, USE O LINK QUE SEGUE.

EQUIPAMENTOS E SISTEMAS DE NAVEGAÇÃO E SEGURANÇA DE VOO

Fontes; pesquisas virtuais.

Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP
22/07/2025

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