Tombamento do Hangar do Aeroclube de Sorocaba

Compartilhar

FINALMENTE CONCEDIDO

Focando ampliar a proteção sobre as atividades e áreas ocupadas pelo Aeroclube de Sorocaba, em 30 de maio de 2019 o engenheiro, piloto e antigo ex-presidente do Aeroclube de Sorocaba, Telmo Pereira Cardoso, encaminhou ao Assessor da Secretaria da Cultura, Sr. André Mascarenhas, petição dirigida ao CMDP – Conselho Municipal da Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Turístico e Paisagístico de Sorocaba, requerendo o Tombamento Histórico do imóvel construído pelo Aeroclube de Sorocaba, do edifício conhecido como Hangar I e seu entorno, sede original de fundação da entidade, localizado na Avenida Santos Dumont, nº 1285 – Vila Angélica – CEP 18.065-290. nesta cidade de Sorocaba, SP.

Pelo link seguinte, conheça o ofício original.

OFÍCIO DO TELMO REQUERENDO O TOMBAMENTO DO HANGAR

Agora, finalmente, decorridos cinco (5) anos, o sucesso contemplou a missão; o hangar foi tombado.

Pelo link seguinte, conheça o ofício legalizando o tombamento.

OFÍCIO DE TOMBAMENTO DO HANGAR DO AEROCLUBE – DECRETO 29.074/2024

Oficialmente foram divulgadas as ilustrações que seguem.

Tomando ciência, em imediata providência, o Telmo se dirigiu à autoridade competente apresentando algumas indagações, para proporcionar com segurança as necessárias orientações às atividades do Aeroclube, que, sob essas e outras providências e iniciativas, vem afastando a possibilidade de desaparecimento dessa pujante e tradicional escola de formação de piloto civis de Sorocaba.

As informações recebidas foram – a) O tombamento assegura que o imóvel não seja demolido ou alterado. b) Oferece isenção para a contribuição de IPTU. c) A manutenção e conservação do local é de responsabilidade do cessionário usuário.

Por Telmo Pereira Cardoso.

Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP
01/05/2024

Compartilhar