Acidente do Boeing 787 8 Dreamliner no voo Air Índia 171

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Com base nas informações técnicas confirmadas até o momento sobre o acidente do voo Air India 171, em 12 de junho de 2025, e considerando que as investigações ainda estão em curso, segue relato com os dados mais seguros e relevantes

Dados do voo e acidente

  • O Boeing 787‑8 Dreamliner partiu de Ahmedabad com destino a Londres, Gatwick, carregando 242 pessoas, 229 passageiros e 12 tripulantes. O acidente resultou em 241 mortos a bordo e 19 vítimas no solo. Houve apenas sobrevivente, o passageiro Vishwash Kumar Ramesh.
  • O avião crashou poucos segundos após a decolagem, atingindo um prédio hospitalar próximo à pista. A ocorrência foi registrada como o pior acidente aéreo da última década.

Gravadores e sequência de eventos

  • O Flight Data Recorder – FDR) e o Cockpit Voice Recorder – CVR, foram recuperados, embora em parte danificados; gravações foram baixadas em 26 de junho com a ajuda técnica da NTSB.
  • Analise inicial dos gravadores revela que, apenas 3 segundos após o lift-off, os dois switches de controle de combustível foram movidos para “cutoff”, interrompendo o suprimento para ambos os motores.
  • A medida cortou imediatamente a potência, deixando o avião sem sustentação e baixa velocidade, impossibilitando subida ou retorno. A aeronave colidiu após cerca de 29s de voo.

Confusão na cabine

  • O CVR registrou momentos de intensa confusão entre os pilotos, com o copiloto perguntando “por que você desligou?” antes dos switches serem retornados à posição “run”.
  • Nenhum dos comandos foi identificado como autor da ação, e ambos negaram ter realizado o movimento.

Testemunhos e conclusões até agora

  • Não foi detectada falha mecânica, manutenção imprópria ou problema de combustível antes da decolagem.
  • O Ram Air Turbine – RAT, estendeu-se segundos após a perda de potência, padrão diante de falha de energia e motores.
  • A NTSB classificou as conclusões iniciais da AAIB como “prematuras”, lembrando que ainda falta apuração completa.
  • A IFALPA reforçou que o relatório é preliminar e não contém conclusões. Orienta cautela e aguardar a definição completa.

Pontos fortes e incertezas remanescentes

AspectoFato confirmadoEm investigação
Ação nos switchesAmbos colocados em “cutoff” segundos após o lift-off, sem distância física entre ações (≈1 s)Quem realizou o ato e se intencional ou acidental
Desempenho da aeronaveAvião estava em condições normais de manutenção; sistema de controle de combustível funcionava conforme projetoSe houve falha simultânea de ambos os switches fora da cabine, e condições exatas de cockpit
Reações dos pilotosConfusão clara, retorno dos switches e pedido de “Mayday”Se houve perda de clareza situacional ou falha de procedimento na cabine
GravadoresDados do FDR/CVR captaram evento crítico, gravações preservadasIntegração total dos dados com imagens de CCTV e ATC
Alarmes e sistemasRAT ativado corretamente; sistemas funcionaram como projetados após falhaOutros sistemas (ELT, APU, etc.) e impactos estruturais decorrentes do desligamento dos motores

Resumo técnico seguro

  1. Aeronave operava normalmente, sem falhas mecânicas ou externas.
  2. Desativação dos dois motores ocorreu via switches manuais segundos após decolagem.
  3. Isso causou imediata perda de sustentação e potência, resultando no acidente.
  4. Confusão entre pilotos é evidente, mas ainda não se sabe quem ou por que desligou os motores.
  5. Os sistemas de emergência reagiram como esperado, porém sem tempo para evitar a queda.

Próximos passos na investigação

  • Determinar se foi erro humano, confusão na cabine ou falha operacional no manuseio dos switches.
  • Verificar se há vídeos de cockpit, imagens de câmera externas, e sincronizar com dados do FDR/CVR.
  • Revisar qualidade das inspeções nos sistemas de corte, histórico de familiarização da tripulação e possíveis fatores pessoais ou de cargo.
  • Divulgação do relatório final oficial da AAIB, esperado dentro do prazo ICAO, até junho de 2026.

Esse é o retrato mais sólido e tecnicamente seguro do que se sabe até hoje: um acidente provocado pela desativação intencional ou acidental do combustível dos motores, com consequências imediatas e letais, ocorrido em contexto de procedimentos de emergência e comportamento humano ainda sob análise.

Controversa adicional

Esse trágico acidente, envolvendo o voo 171 da Air Índia, ocorrido em 12/06/2025, voltou a acender antiga e controversa discussão no setor aeronáutico: a instalação de câmeras de vídeo nas cabines de comando das aeronaves, tema ainda considerado verdadeiro tabu entre pilotos e autoridades da aviação civil.

Conheça mais detalhes sobre esse tema. USE O LINK.

ACIDENTE COM VOO 171 DA AIR ÍNDIA COMENTÁRIOS – 12/06/2025

Fontes; pesquisas virtuais.

Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP
21/07/2025

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