Em entrevista gravada nos últimos dias, exibida e/ou comentada em alguns canais de TV, um entrevistado praticou infeliz equívoco, ao afirmar que; “(…) o clima prejudicado pelo aquecimento global é a causa do terremoto acontecido no Marrocos”. Desinformação! Os agravamentos climáticos causados por humanos não tem relacionamentos com terremotos!
A Litosfera, camada sólida rochosa externa do nosso planeta, é formada por diversas imensas placas tectônicas, que permanentemente estão em lentos movimentos, originando enormes pressões entre elas, nos limites de suas fraturas.
Quando mais intensas, essas pressões originam fortes fricções e/ou se sobrepõem nas bordas, podendo forçar elevações e/ou afundamentos na Litosfera, às vezes chegando à superfície, invariavelmente também com fraturas do solo, provocando abalos sísmicos projetados até a superfície do planeta, conforme a intensidade provocando acidentes e desastres com rupturas do solo e fortes vibrações – terremotos – que, entre outros severos danos, originam desabamentos de construções não preparadas para suportar tais abalos.
Observem na imagem anterior a exibição dos continentes do nosso planeta, com as linhas escuras mostrando as delimitações das bordas das imensas placas tectônicas, com setas indicando a predominância dos seus deslocamentos. É nas regiões de “encontros” dos limites das “fraturas tectônicas” que acontecem as violentas pressões, originando vulcões ativos, terremotos, maremotos e outros abalos geológicos, geralmente causando grandes transtornos e desastres às populações.
Esta segunda imagem, mais escura e ampliada, exibe a região noroeste da África e a sudoeste da Europa, em linhas rosadas mostrando os limites das suas respectivas fraturas tectônicas, da Placa Africana e da Placa Euroasiática, destacando que pequena parte de seus limites coincidem com o Marrocos, nação que sofreu diretamente os recentes fortíssimos abalos sísmicos do terremoto que causou enormes prejuízos e milhares de óbitos, feridos e desalojados entre moradores e turistas.
Em relação à terremotos, nós brasileiros somos felizes contemplados com ausência dessas tragédias.
A razão dessa privilegiada condição está exibida na primeira imagem anterior, mais clara! Observe que o território brasileiro está posicionado praticamente “no centro” da placa tectônica Sul Americana, que tem as extensões dos seus limites, fraturas, fora do nosso solo e região.
Esse é o motivo de apenas eventualmente sentirmos raros leves tremores sísmicos ressonantes, quando os fortes abalos da Litosfera acontecem nas bordas da “nossa” placa tectônica, com o epicentro – ponto de maior intensidade do movimento tectônico – ocorrendo inteiramente localizado em regiões afastadas, fora do nosso território!
Outros acontecimentos que originam abalos sísmicos, geralmente menores, embora também perigosos e traumáticos, são os vulcões, em suas erupções! As localizações dos maiores e principais vulcões ativos do planeta estão exibidas com símbolos vermelhos, na primeira imagem anterior, mais clara. Observe que nenhum existe em nosso território brasileiro!
Esperamos que assim permaneça por muitos milhares de anos, em benefício dos nossos descendentes!
Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP
Setembro de 2023