Livro – “21 Lições Para o Século 21”

Compartilhar

“21 Lições para o Século 21”, Yuval Noah Harari, Editora Companhia das Letras, 2018, 441 páginas.

Yuval Noah Harari é Doutor Ph.D. em história, professor na Universidade Hebraica de Jerusalém, especializado em história mundial.

É também autor do excelente livro “Sapiens – Uma Breve História da Humanidade”, igualmente imperdível. Publicado originalmente em 2015, “Sapiens” foi traduzido para mais de cinquenta idiomas, se tornando fenômeno editorial internacional!

Você pode conhecer meu breve relato sobre “Sapiens”, no URL: http://snookerclube.com.br/livro-sapiens-uma-breve-historia-da-humanidade/

Depois de “Sapiens“, e antes do “21 Lições“, a seguir comentado, também escreveu “Homo Deus“, ainda não lido por mim, mas, muito bem aceito pela crítica especializada do Planeta.

Apenas as edições de “Sapiens” e “Homo Deus” já tiveram mais de 12 milhões de exemplares vendidos.

Segundo o autor, o objetivo do seu “21 Lições” é responder às questões: “O que está acontecendo no mundo hoje, qual é o sentido mais profundo desses eventos e como podemos individualmente nos guiar através deles?

Com segurança ouso afirmar que, em “21 Lições Para o Século 21“, Harari volta a comprovar seu superior conhecimento e enorme qualidade analítica das nossas realidades e seus vínculos intrínsecos.

Em “Sapiens” ele nos brindou com avaliações e novos e revolucionários conceitos e entendimentos para a vida em geral, humana principalmente, desde seu surgimento até os dias atuais, impressionando com muitas, grandes e significativas “quebras de paradigmas“.

Agora, neste “21 Lições“, ele analisa os dias atuais, conhecimentos, acontecimentos e respectivos paradigmas, avaliando as várias nuances e possibilidades de ocorrências e consequências futuras, de forma coerente e eficiente, considerando as atuais tendências, forte e inexoravelmente existentes, como as comprovadas “Alterações Climáticas“, os enormes progressos no campo da “Inteligência Artificial“, a atual e futura “Revolução Tecnológica” e os avanços da “Bioengenharia” e da “Biotecnologia“, entre outros temas, também abordando problemas como “Guerra Nuclear”, “Colapso Ecológico” e “Disrupção Tecnológica”, propondo e avaliando as possibilidades de próximas ocorrências, em curto, médio e longo prazo, destacando algumas como sendo mais prováveis, sempre e principalmente sob apresentação de incisivos argumentos coerentes e palpáveis em todos os sentidos.

Aborda nas suas “21 lições” as; “Desilusão, Trabalho, Liberdade, Igualdade, Comunidade, Civilização, Nacionalismo, Religião, Imigração, Terrorismo, Guerra, Humildade, Deus, Secularismo, Ignorância, Justiça, Pós-verdade, Ficção Científica, Educação, Sentido, Meditação”, e muito mais.

Apenas como exemplo, destaco pequeno trecho do texto da “Lição 7”, mais precisamente “Capítulo 7”, páginas 152 e 153, onde argumenta; “(…) Por exemplo, à medida que o aquecimento global derrete os mantos de gelo polar, menos luz solar é refletida do planeta Terra para o espaço. Isso quer dizer que o planeta estará absorvendo mais calor, as temperaturas se elevarão ainda mais e o gelo derreterá ainda mais rapidamente. Quando esse ciclo ultrapassar um limiar crítico, ele vai criar um impulso próprio irreversível, e todo o gelo das regiões polares derreterá mesmo que os humanos parem de queimar carvão, petróleo e gás. Por isso não basta que reconheçamos o perigo que enfrentamos. É crucial que façamos algo quanto a isso agora.” – “Infelizmente, em 2018, em vez de haver uma redução de gás de efeito estufa, a taxa global de emissão está aumentando. A humanidade dispõe de muito pouco tempo para se desapegar dos combustíveis fósseis. Temos que começar a desintoxicação hoje. Não no ano ou no mês que vem, mas hoje.”, e adiciona ironicamente; “Oi, sou o Homo Sapiens, e sou viciado em combustível fóssil.

Sabemos que tais afirmações são constatações cientificas e amplamente comprovadas, cujas análises, considerações e sérias consequências são corajosamente ampliadas nas avaliações do livro.

E, é apenas um dos temas superimportantes que o autor explora sabiamente, com fortes argumentos realistas, favoráveis ou não.

Não tenha dúvidas; é leitura imperdível.

Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP
Maio de 2019

Compartilhar