FENÔMENO CLIMÁTICO DANA
DANA – Sigla em espanhol para Depressão Isolada de Alta Altitude, é sistema de baixa pressão desenvolvido associado à área de alta pressão.
Formado em regiões tropicais e subtropicais, é complexo sistema de pressão atmosférica que pode originar severos impactos danosos no clima e na vida das pessoas nas regiões afetadas.
De ocorrência mais comum sobre oceanos aquecidos, surge quando o ar atmosférico sobre águas aquecidas além do normal tem severa intensificação da temperatura, provocando redução da pressão, fazendo que se eleve rapidamente, carregando a alta umidade provocada pela evaporação aquática.
O choque térmico no encontro do ar superior mais frio provoca a saturação e condensação da umidade, formando nuvens densas e carregadas, na intensificação originando precipitações e ventos que podem permanecer por muitas horas sobre mesma área, aumentando seu potencial destrutivo.
Geralmente o sistema provoca grandes tempestades de granizo e tornados, como ocorreu recentemente na região de Valência, na Espanha, conhecida como Comunidade Valenciana, situada na costa leste espanhola, litoral do Mar Mediterrâneo.
Diferente de tempestades comuns, o DANA pode se formar independentemente das correntes polares ou subtropicais, mais conhecidas como frentes frias e/ou frentes quentes,
Formação
O DANA geralmente se forma quando massa de ar aquecido e úmido se eleva verticalmente sobre área de alta pressão. A diferença de pressão entre a depressão ascendente e a compensatória alta pressão descendente faz com que o ar quente e úmido seja atraído para a depressão, intensificando o sistema de baixa pressão, que se mantém associado ao da alta pressão.
Desenvolvimento
O desenvolvimento do DANA envolve a ampliação da depressão, em razão do ascenso do ar quente e úmido. A intensificação do processo leva à formação de nuvens e precipitações, resultando em chuvas intensas e, em alguns casos, fortes tempestades, que podem persistir por vários dias, dependendo das condições atmosféricas.
Impacto no Clima
De várias maneiras o DANA pode afetar o clima de significativa região, conforme segue.
CHUVAS INTENSAS – A elevação de ar quente e úmido pode gerar chuvas pesadas e prolongadas, podendo causar severas inundações em áreas vulneráveis.
TEMPESTADES – A intensificação da depressão pode resultar na formação de grandes tempestades, com raios, trovões e ventos fortes.
MUDANÇAS DE TEMPERATURA – A presença do sistema pode levar a significativas variações climáticas, com aumento da temperatura e umidade, seguida de possíveis depressões atmosféricas após a passagem do sistema.
Use o link que segue para conhecer detalhes sobre a recente ocorrência na Espanha.
ALARMISMO NÃO. CONSTATAÇÃO GRAVÍSSIMA SIM
Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP
01/11/2024