NÃO É REBAIXAMENTO! Conhecer, estudar e aplicar conhecimentos de sucesso criados por terceiros – É ganhar tempo! É redução na possibilidade de errar! É INTELIGÊNCIA!
Do “G1”, os textos – e imagens – que seguem abordam atos e declarações do engenheiro Kongjian Yu, a respeito da intensificação nas tragédias climáticas que estão, e continuarão, nos sacrificando!
CIDADES-ESPONJA – Conheça os conceitos que usam a ciência para prevenir tragédias, como as do RS.
Afirmação conclusiva; “Barragens estão fadadas ao fracasso” – “Solução; cidades esponja”
Detentor de diversos prêmios internacionais por seus projetos, o arquiteto Kongjian Yu é decano da Faculdade de Arquitetura e Paisagismo da Universidade de Pequim.
Seguem algumas das categóricas declarações do arquiteto.
“(…) Barragens estão fadadas ao fracasso! – Solução; cidades esponja!.”
“(…) é conceito já aplicado em diversas cidades na China, Tailândia, Indonésia, Rússia, e outras,”
“(…) pode ser reproduzido em qualquer lugar, inclusive no Brasil.”
“(…) funciona em qualquer lugar. As cidades-esponja são soluções para climas extremos, onde quer que estejam.”
(…) além de impedir inundações, o modelo também pode ser útil durante os períodos de seca, já que a água armazenada pode ser utilizada para irrigação, e para manter as árvores e plantas da cidade em boas condições.”
“(…) As soluções tradicionais, baseadas em barragens de cimento e tubulações impermeáveis, se mostraram incapazes de acompanhar os efeitos das mudanças climáticas, já que as chuvas são cada vez mais intensas, e os níveis das águas de rios e mares não param de subir.”
“(..) utilizar infraestrutura verde, baseada em balanço hídrico artificial, que seja o mais parecido possível com o natural, e dê espaço e tempo para que a água seja absorvida pelo solo.”.
“(…) criar espaços e infraestruturas capazes de absorver, reter e liberar a chuva de forma que ela retorne ao ciclo natural da água sem causar estragos.”
“(…) Se as cidades investirão dinheiro, que seja em projeto baseado na natureza. – Meus projetos demoram em torno de 1 a 3 anos, e podem ajudar as cidades a lidar com a água por muito tempo.”
O Parque Sanya Mangrove em Hainan, na China, foi um dos projetados pela equipe de Kongjian Yu.
O rio Wujiang em Zhejiang, a Província natal de Yu, foi recentemente remodelado.
Projeto em Zhejiang é parte da implementação da ideia de ‘cidade-esponja’.
COM 15m16s, CONHEÇA VÍDEO ILUSTRANDO O TEMA DA MATÉRIA
A detalhada matéria completa – do “G1” – está disponível sob o link que segue – CIDADES-ESPONJA: conheça os conceitos que usam a ciência para prevenir tragédias como a do RS. USE O LINK,
CIDADES-ESPONJA – G1 – CIÊNCIA PREVENINDO TRAGÉDIAS, COMO AS DO RS
Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP
26/05/2024