Celulares proibidos nas escolas?

Compartilhar

Não há dúvidas; o tema aborda polêmica útil, enquanto induzindo à sadia avaliação!

PROIBIR OU NÃO?

A UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura -, agência da ONU responsável pelas ações voltadas para a educação, ciência e cultura, propõem a proibição plena para o uso de celulares nas escolas!

São muitas as opiniões e sugestões, favoráveis, contrárias e intermediárias!

Todas são válidas, enquanto analítica e sensatamente discutíveis!

TENHO A MINHA CONSIDERAÇÃO.

Por enquanto, até que argumentos justos e coerentes alterem minhas avaliações!

Concordo que o uso excessivo e descontrolado vem sendo progressivamente prejudicial e desaconselhado, nas escolas e no cotidiano de todos, adultos ou não!

Entretanto, também tenho convicção de que, com uso sadio e dosado ao útil, o celular é equipamento indispensável ao uso cotidiano racional de todos, adultos, adolescentes e crianças, por desenvolver significativas facilidades, raciocínios lógicos e deduções salutares, úteis e eficientes, no nosso cotidiano e nas escolas.

Em razão disso, por ora, acredito que a proibição plena nas escolas não será plenamente útil, e provocará imediato e forte efeito de revolta, desprezo e rejeição das crianças e adolescentes!

No momento entendo que existe solução intermediária melhorada, à ser avaliada!

Proibindo o uso nos demais momentos escolares, criar disciplina/matéria apropriada que, com algumas aulas específicas oficialmente entremeadas na agenda didática escolar, desenvolva temas como; “uso útil do celular”; “diversões motivadoras”;  “ensinamentos científicos estimulantes”; “desenvolvimentos com raciocínios e desafios mentais”; “orientações na informação e educação motivacional racional na utilização familiar e durante o cotidiano”; e outros similares motivadores, inteligentemente monitorados para não se tornarem “enfadonhos”!

Penso que, orientando usos específicos dos celulares, durante aulas regulares, a proibição nos demais momentos escolares será menos agressiva, reduzindo significadamente a rejeição natural.

São colocações sujeitas às avaliações dos educadores especialistas na área!

Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP
Julho de 2023

Compartilhar