Plano de Voo – FPL

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Documento com registro de informações relativas a voo planejado por comandante de aeronave. Pronto, para prévia aprovação e posterior execução prática, é apresentado aos órgãos ATS ou ATC, que prestam serviços de tráfego aéreo.

Rotineiramente usado na forma escrita, em condições específicas também pode ser apresentado em voo, por rádio comunicação apropriada.

Existem longas e detalhadas orientações oficiais demonstrando os preenchimentos corretos dos Planos de Voo. Na condição de exemplos básicos, a seguir exibimos algumas delas.

Planos de Voo:

  • FPL – Plano de Voo Apresentado
  • AFIL – Plano de Voo Apresentado em Voo
  • RPL – Plano de Voo Repetitivo

São três os tipos de Planos de Voo:

  • Plano de Voo Completo
  • Plano de Voo Simplificado (Notificação de Voo), e
  • Plano de Voo Repetitivo

Documentos que orientam sua utilização:

  • ICA 100-11 – Preenchimento dos três tipos
  • IEPV 100-20 – Formulário do FPL Completo
  • IEPV 100-7 – Formulário do FPL Simplificado
  • IEPV 100-21 – Formulário do FPL Repetitivo
    • ICA = Instrução do Comando da Aeronáutica
    • IEPV = Impresso Especial de Proteção ao Voo

Locais e Sistemas de Entrega do FPL – Plano de Voo:

  • Sala AISFPL Completo e Simplificado (Notificação de Voo)
  • CPVR – Centro de Plano de Voo Repetitivo
  • Meios Alternativos – Telefone, fax ou telex, radiotelefonia (AFIL), ou rede de computadores.

Para evitar o AFIL – Apresentação em Sala AIS de qualquer aeródromo, independentemente do local da decolagem.

É compulsória a apresentação do Plano de Voo:

  1. antes da partida de aeródromo com órgão ATS
  2. antes da partida de aeródromos desprovidos de órgão ATS, quando nele exigido por procedimentos específicos
  3. excetuado o disposto em “b”, após a partida de aeródromo desprovido de órgão ATS, dentro do limite de 30 minutos, quando a aeronave dispuser de equipamento de comunicação com órgão ATS, ou
  4. sempre que se pretender cruzar fronteiras internacionais

É dispensada a apresentação do Plano de Voo:

  • para voo de aeronave em missão SAR
  • para voo de aeronave que não disponha de equipamento rádio, quando a decolagem é realizada em aeródromo desprovido de órgão ATS, mas, neste caso somente quando
    • não penetrará espaços aéreos controlados, e
    • não cruzará fronteiras internacionais

FPL COMPLETO – FORMULÁRIO

FPL SIMPLIFICADO – FORMULÁRIO

FPL REPETITIVO – FORMULÁRIO

É especialmente utilizado por empresas aéreas, para os voos realizados frequentemente, com idênticas características básicas.

Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP
03/07/2024

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