Piloto de eVTOL – Nova Profissão

Compartilhar

MAIS UM ORGULHO NACIONAL BENEFICAMENTE PRODUZIDO PELA NOSSA PUJANTE EMBRAER.

eVTOL = Do inglês “Electric Vertical Oake-off and Landing” = “Aeronave Elétrica com Capacidade de Pousar e Decolar na Vertical”.

Previsto, planejado, projetado e prometido pela nossa eficiente EMBRAER, está nos “chegando” o moderníssimo “eVTOL”, veículo aéreo já popularmente cognominado como “Carro Voador”.

Na realidade é um “mix” de carro, unicamente em razão da similaridade na acomodação de “condutor” e passageiros, de helicóptero, por decolar e pousar verticalmente, e principalmente de dronena sua aerodinâmica, comandos e versátil modo de voar!

Oferecerá inúmeras vantagens; ecológicaseconômicassociaisprofissionais e práticas.

Elétrico, será econômico e silencioso, não poluindo a atmosfera. Com autonomia para alcançar até 100 km, aproximadamente, na condição de taxi aéreo, entre outras, será utilizado em rápidos voos locais e entre cidades próximas. Será também veículo executivo para uso exclusivo de grandes empresas.

Produzirá milhares de novas atividades profissionais, para pilotos aéreos apropriadostécnicosmecânicos e produtores industriais.

Obrigatoriamente terá áreas especiais próprias e exclusivas para receber seus pousos e decolagens, com “abastecimento elétrico” e suportes adicionais, mas também utilizará parcerias de uso dos atuais heliportos e helipontos, pistas hoje exclusivas para uso dos helicópteros, futuramente também para eVTOLs.

Em produção EMBRAER já definida para a cidade de Taubaté, SP, com principais voos de testes programados para 2024, os eVTOLs proporcionarão nova especialização industrial altamente tecnológica, oferecendo grande número de novos empregos para especialistas, trabalhadores técnicos e pilotos credenciados.

Embora o “sonho comum” vislumbre voos autônomos, totalmente independentes de “condutor”, com certeza, por muito tempo, não dispensarão a presença de profissionais especializados e credenciados, abrindo mais uma área profissional aérea de pilotos para essa nova atividade, surgindo nova classe profissional de empregados em empresas de taxi aéreo com eVTOLs, empresas de turismo, grupos empresariais diversos, além de pilotos executivos para empresas particulares e/ou públicas que possuirão seus próprios eVTOLs.

Equívoco curioso e bastante comum é o pensamento de que todos que tenham condições financeiras de os adquirir, poderão os receber e simplesmente sair voando, “livremente”, a exemplo do que fazem com seus carros!

É CONSIDERAÇÃO TOTALMENTE ERRÁTICA!

Certamente mais simples que os atuais cursos para habilitação de pilotos de aviões e helicópteros, com absoluta certeza os novos condutores terão que antes passar por cursos teóricos e práticos, para obter o necessário credenciamento para seus futuros voos, que exigirão, além do aprendizado prático para os voos, também conhecimentos de navegação aérealegislação aeronáuticatráfego aéreoaerodinâmica de voos, boas noções de meteorologia, e outras notas técnicas especiais.

Tenho forte convicção; terão maior facilidade no aprendizado e credenciamento aqueles que já possuem habilitação e prática nos voos legalizados com drones! Estes, quando bons profissionais, talvez consigam “sair na frente” dos demais!

PODE SER SUA NOVA OPORTUNIDADE!

Se pretende voar nessa nova e importante atividade profissional de pilotos de eVTOLs, enquanto não criam os cursos oficiais especializados, OUSO SUGERIR; inicie já um bom curso oficial para se habilitar em controlar e voar drones.

Assim fazendo estará se antecipando e facilitando muito seu acesso e credenciamento à essa nova atividade profissional, certamente tão apaixonante como os voos com aviões e helicópteros.

Bom curso e ótimos futuros e apaixonantes voos em nova e excitante área profissional!

Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP
Julho de 2023

Compartilhar