NAVEGAÇÃO AÉREA possibilita ao navegador conduzir aeronave no espaço aéreo, entre pontos predeterminados, com eficiência, rapidez, economia e segurança.
É previamente planejada, na realização de navegação estimada e apresentação do respectivo FPL – Plano de Voo, que, após aprovação, será executado na prática.
Além das características da aeronave, o comandante considera as necessidades determinadas para a região e das áreas a sobrevoar, as condições meteorológicas do momento, e as previsões para o destino e possíveis alternativas.
Os voos respeitam conjuntos de normas, regulamentos e procedimentos, aplicados à condução e comando da aeronave e tripulação, segundo regras específicas.
- VFR – Visual Flight Rules – Regras de Voo Visual
- IFR – Instrument Flight Rules – Regras de Voo por Instrumentos
MÉTODOS DE NAVEGAÇÃO AÉREA
Os métodos comentados e os instrumentos a seguir exibidos consideram aeronaves tradicionais, geralmente utilizadas nos aeroclubes e escolas de voo.
Instrumentos modernos, com tecnologias avançadas, também estão demonstrados no final do texto.
Nas execução de voos VFR – Visuais, em que possível os pilotos associam a tradicional navegação visual ao uso dos instrumentos disponíveis na aeronave, obtendo maiores facilidades e eficiência na condução do voo.
As resumidas descrições que seguem são as tradicionais, conforme exigidas pela ANAC.
A Navegação Aérea é desenvolvida por meio de métodos específicos: Navegação Visual, Navegação Estimada, Radio Navegação, Navegação Eletrônica, Navegação Astronômica ou Celestial, e Navegação por Satélite.
NAVEGAÇÃO VISUAL

NAVEGAÇÃO ESTIMADA


NAVEGAÇÃO RÁDIO OU RADIONAVEGAÇÃO



NAVEGAÇÃO ELETRÔNICA

NAVEGAÇÃO ASTRONÔMICA OU CELESTIAL
Hoje inexistente nas navegações aéreas, calcula a orientação direcional por meio de instrumentos pouco usados atualmente, quase desconhecidos. Na época das navegações pioneiras, principalmente marítimas, utilizavam; QUADRANTE, ASTROLÁBIO e SEXTANTE, que eventualmente ainda são utilizadas em algumas navegações marítimas.

NAVEGAÇÃO POR SATÉLITE
É o avanço tecnológico auxiliando a navegação, rapidamente substituindo os sistemas tradicionais mais antigos.

EQUIPAMENTOS IMPORTANTES NA NAVEGAÇÃO IFR
Os instrumentos descritos e exibidos nas respectivas imagens seguintes são os tradicionais, utilizados nos voos IFR, mas também auxiliam na condução dos voos VFR.
ADF – Procurador Automático de Direções – Automatic Direction Finder – Recebe sinais eletromagnéticos de Antena/Estação NDB – Radiofarol Não Direcional – Non Directional Beacon – instaladas na superfície.

VOR – VHF Alcance Omnidirecional – VHF Omnidirectional Range.

DME – Equipamento Medidor de Distância – Distance Measuring Equipment.

ILS – Sistema de Aproximação por Instrumentos – Instrument Landing System.

ALS – Sistema de Luzes de Aproximação – Approach Lighting System.


VASIS – Sistema Indicador de Declive de Descida Visual – Visual Approach Slope Indicator System.
Indicando respectivas alturas, luzes brancas e vermelhas nas laterais da cabeceira da pista possibilitam ao piloto manter a aeronave na exata rampa de descida.

PAPIS – Sistema Indicador de Descida Visual de Precisão – Precision Approach Path Indicator System.
Indicando respectivas alturas, luzes brancas e vermelhas na lateral da cabeceira da pista possibilitam ao piloto manter a aeronave na exata rampa de descida.

MODERNOS INSTRUMENTOS ELETRÔNICOS
GARMIN G1000
Diversos dos instrumentos anteriores estão sendo substituídos por avançados sistemas eletrônicos. Um dos famosos é o GARMIN G1000, exibido nas imagens que seguem.





Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP
06/07/2024