Microburst – “Explosão de Vento”

Compartilhar

Microburst – “Explosão de Vento” – Grave ocorrência meteorológica
(Após o texto que segue, assista dois impressionantes vídeos que comentam e exibem o fenômeno)

Um fenômeno meteorológico incomum, mas não raro, atualmente identificado como Microburst, ou “Explosão de Vento”, é produzido por nuvens de tempestades, chamadas Cumulonimbus (CB), em razão da coincidência no acontecimento de complexas ocorrências que combinam alta umidade com significativa e rápida variação de temperatura, pressão e densidade. Ocorre mais quando a base da nuvem está bastante baixa, e um grande volume de ar é repentinamente impelido em direção à superfície, “estourando” contra o solo e “esparramando-se” em área que pode atingir até aproximadamente 4 km no entorno.

Hoje, com as modernas tecnologias utilizadas pela meteorologia, aeronáutica principalmente, os pilotos são alertados quando existe a possibilidade de ocorrência como essa, permitindo que a área seja evitada preventivamente. Mas, antigamente era imprevisível e trazia sérias consequências.

Os aviões que estão voando cruzeiro (nivelados), em altos níveis de voo, desviam de nuvens com tais ocorrências. Quando “surpreendidos” por esse fenômeno em altitude, acontecem oscilações desconfortáveis aos passageiros e tripulantes, com intensidades variáveis de acordo com a gravidade do fenômeno, mas, geralmente não gravíssimas. Entretanto, quando envolve uma aeronave pousando ou decolando, portanto em baixa altura e com velocidade reduzida, principalmente quando acontece de forma rápida e não prevista, essa ocorrência pode surpreender a tripulação e causar incidentes ou acidentes, leves ou graves, até mesmo fatais.

Em seguida, com 01m26s, assista à filmagem em vídeo de ocorrência verdadeira de Microburst, que foi editado (“acelerado” e/ou “lento” em alguns momentos) para melhor exibir o fenômeno. Para noção das dimensões atingidas, observe as dimensões das casas e prédios mostrados no filme. A nuvem filmada é a de tempestade, classificada como Cumuloninbus (CB), aqui mostrada apenas em sua “base” (porção inferior).

A seguir assista também uma ótima dramatização em vídeo, criada pela “Smithsonian Channel”, produtora de programas científicos que exploram ciência, natureza e cultura, neste exibindo simulações que reproduzem ocorrência verdadeira, acontecida com avião da Delta Airlines quando em aproximação para pouso.

Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP
Novembro de 2019

Compartilhar