IRS/INS (Inertial Reference System / Inertial Navigation System) – São sistemas embarcados que permitem a navegação autônoma de aeronaves por meio da medição contínua de movimento. Eles são fundamentais como Sistemas de Orientação na Navegação, especialmente em aeronaves médias e grandes, por oferecerem posicionamento independente de sinais externos, como rádio ou satélite.
Segue relato técnico.
1. O que são IRS e INS
- INS (Inertial Navigation System) é o sistema completo de navegação inercial, capaz de calcular posição, velocidade e atitude da aeronave com base em medições internas.
- IRS (Inertial Reference System) é uma versão mais moderna e precisa do INS, com sensores digitais e integração direta a outros sistemas da aeronave, como o FMS (Flight Management System).
- Ambos operam de forma autônoma, sem depender de sinais externos, como GPS, VOR ou DME.
2. Como funcionam
- Baseiam-se em acelerômetros e giroscópios que medem continuamente:
- Aceleração linear em três eixos, para calcular deslocamento.
- Taxas de rotação em torno dos três eixos, para determinar atitude e direção.
- O sistema integra essas medições ao longo do tempo, a partir de uma posição inicial fornecida na partida – alinhamento inicial no solo -, para calcular a posição atual da aeronave em tempo real.
- A precisão depende do tempo de operação: quanto mais tempo o sistema fica em uso, maior a possibilidade de pequenos erros acumularem-se, em razão da deriva inercial, motivo pelo qual ele geralmente é complementado por GPS.

3. Como são utilizados
- Durante o alinhamento inicial no solo, o IRS/INS recebe a posição geográfica inicial, manualmente inserida ou obtida por GPS.
- Em voo, o sistema fornece continuamente ao FMS, ao piloto automático e aos instrumentos de navegação informações como:
- Posição; latitude e longitude
- Altitude
- Velocidade verdadeira
- Direção e atitude; pitch, roll, yaw
- Serve como fonte de backup confiável caso haja falha no GNSS (GPS), garantindo continuidade na navegação.
4. Operação e Benefícios
- Funciona com alta confiabilidade e está sempre disponível, mesmo em áreas sem cobertura de rádio ou satélite, como regiões oceânicas ou polares.
- Tem papel crítico em procedimentos de navegação baseados em performance (PBN), especialmente quando integrado ao FMS.
- Em aeronaves modernas, geralmente há três IRS independentes, funcionando em conjunto para fornecer dados consistentes e permitir comparação cruzada (reconciliação de dados).
- Contribui diretamente para o controle automático da aeronave, navegação de longo curso, estabilidade e monitoramento de performance.
Resumo Final
O IRS/INS é sistema de navegação embarcado que utiliza sensores inerciais para fornecer continuamente posição, atitude e velocidade da aeronave, com independência de sinais externos.
Ele é essencial para garantir navegação segura e precisa, especialmente em áreas remotas, atuando como sistema primário ou redundante integrado ao FMS e aos demais instrumentos de voo.



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NAVEGAÇÃO INERCIAL NA APOLLO 11
CURIOSO FATO
Ao decidirem conduzir astronautas americanos à Lua, na pioneira Apollo 11, os cientistas e engenheiros envolvidos no projeto não tinham conhecimentos de como assegurar o controle direcional na navegação espacial, de ida e volta. O conhecimento nessa área, para o espaço cósmico, era mínimo, quase nulo!
Investigando as possibilidades, descobriram que um grupo de especialistas americanos estava desenvolvendo novo sistema de navegação, denominado Navegação Inercial.
Envolveram-se no projeto, auxiliaram no aperfeiçoamento do sistema e na miniaturização dos equipamentos, para usar na primeira navegação astronômica, até a Lua.
Conseguiram, em inédito e emocionante teste de uso, navegando no espaço cósmico com o novo sistema inercial, ida e volta.
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APOLLO 11 – SUCESSO NO LIMITE DA TRAGÉDIA
Fontes; pesquisas virtuais.
Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP
24/07/2025