ILS – Instrument Landing System

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ILS (Instrument Landing System) é sistema terrestre de auxílio à navegação que fornece orientação lateral e vertical precisa para aproximações e pousos por instrumentos, especialmente em condições meteorológicas adversas.

É um dos mais importantes Sistemas de Orientação na Navegação para a fase final do voo.

Segue relato técnico.

1. O que é o ILS (Instrument Landing System)

  • É sistema de aproximação de precisão baseado em sinal de rádio, instalado nos aeroportos, que auxilia o piloto a alinhar e manter a aeronave corretamente na trajetória de descida até a pista.
  • O ILS fornece:
    • Orientação lateral (Localizer): guia horizontal para manter o alinhamento com o eixo da pista.
    • Orientação vertical (Glide Slope): guia de ângulo de descida ideal até o ponto de toque na pista.

2. Como funciona

  • Localizer (LOC):
    Antena situada no final oposto da cabeceira da pista. Transmite sinais direcionais em VHF (em torno de 108–112 MHz) com duas lobulações (modulações 90 Hz e 150 Hz). O receptor da aeronave interpreta a diferença entre os sinais para determinar se está à esquerda ou à direita do eixo da pista.
  • Glide Slope (GS):
    Antena localizada lateralmente à pista, próxima à zona de toque. Transmite em UHF (em torno de 329–335 MHz) com modulações semelhantes. O sistema indica se a aeronave está acima, abaixo ou no caminho ideal de descida (geralmente 3°).
  • Marcadores (opcional):
    Sinais adicionais (Outer, Middle e Inner Marker) indicavam distâncias até a pista, mas hoje são frequentemente substituídos por DME (Distance Measuring Equipment).

a) Hz (Hertz)

  • Unidade de medida de frequência, que indica quantos ciclos por segundo uma onda realiza.
  • 90 Hz e 150 Hz: Referem-se à frequência das modulações utilizadas no sinal do localizer. Essas modulações são superpostas à portadora principal em VHF para criar um padrão de sinal que o receptor da aeronave pode interpretar para saber se está à esquerda ou à direita do centro da pista.

b) MHz (Megahertz)

  • Unidade maior de frequência: 1 MHz = 1 milhão de Hz.
  • A faixa de 108 a 112 MHz é a frequência portadora utilizada pelo localizer, dentro da banda VHF (Very High Frequency). Cada ILS opera em uma frequência específica dentro dessa faixa, para evitar interferência entre aeroportos.

c) Lobulações

  • No contexto do ILS, lobulações referem-se aos feixes de sinal modulados transmitidos pelo localizer.
  • O localizer transmite dois feixes principais com modulações diferentes:
    • Um feixe com modulação de 90 Hz, predominante à esquerda do eixo da pista.
    • Outro com modulação de 150 Hz, predominante à direita.
  • O receptor da aeronave compara a intensidade relativa dessas modulações para determinar sua posição lateral:
    • Se o sinal de 90 Hz for mais forte, a aeronave está à esquerda.
    • Se o sinal de 150 Hz for mais forte, está à direita.
    • Se ambos estiverem iguais, a aeronave está alinhada com o eixo da pista.

3. Como é utilizado

  • Ativado durante a aproximação, quando a aeronave intercepta o feixe do localizer e, depois, o do glide slope.
  • O piloto, ou piloto automático, segue as indicações no instrumento de voo (como o HSI ou PFD) para manter o alinhamento lateral e vertical com a pista.
  • O sistema pode ser usado em aproximações por instrumentos de categoria I, II ou III, conforme o nível de visibilidade e equipamento embarcado/terrestre:
    • CAT I: aproximação com mínima de decisão em torno de 200 pés e visibilidade mínima de 550 m.
    • CAT II: até 100 pés de altura decisória.
    • CAT III: permite pousos praticamente cegos, com visibilidade mínima ou nula, desde que a aeronave e o aeroporto estejam devidamente equipados, e o piloto habilitado para essa operação.

4. Operação e Benefícios

  • É altamente preciso, permitindo pousos seguros mesmo sob nevoeiro, chuva intensa, noite ou baixa visibilidade.
  • Opera de forma automática quando acoplado ao piloto automático, capaz de conduzir o avião até o toque na pista (em autoland).
  • Requer que tanto a aeronave quanto o aeroporto estejam homologados para operação ILS, com calibração periódica dos equipamentos de solo, e o piloto habilitado para a operação.

Resumo Final

O ILS (Instrument Landing System) é sistema de aproximação por instrumentos baseado em sinais de rádio transmitidos do solo, que fornece guiagem lateral e vertical precisa para pousos em condições adversas.

Essencial em grandes aeroportos, permite que aeronaves médias e grandes realizem pousos com alta segurança, mesmo com visibilidade muito limitada.

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EQUIPAMENTOS E SISTEMAS DE NAVEGAÇÃO E SEGURANÇA DE VOO

Fontes; pesquisas virtuais.

Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP
25/07/2025

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