ILS (Instrument Landing System) é sistema terrestre de auxílio à navegação que fornece orientação lateral e vertical precisa para aproximações e pousos por instrumentos, especialmente em condições meteorológicas adversas.
É um dos mais importantes Sistemas de Orientação na Navegação para a fase final do voo.
Segue relato técnico.
1. O que é o ILS (Instrument Landing System)
- É sistema de aproximação de precisão baseado em sinal de rádio, instalado nos aeroportos, que auxilia o piloto a alinhar e manter a aeronave corretamente na trajetória de descida até a pista.
- O ILS fornece:
- Orientação lateral (Localizer): guia horizontal para manter o alinhamento com o eixo da pista.
- Orientação vertical (Glide Slope): guia de ângulo de descida ideal até o ponto de toque na pista.
2. Como funciona
- Localizer (LOC):
Antena situada no final oposto da cabeceira da pista. Transmite sinais direcionais em VHF (em torno de 108–112 MHz) com duas lobulações (modulações 90 Hz e 150 Hz). O receptor da aeronave interpreta a diferença entre os sinais para determinar se está à esquerda ou à direita do eixo da pista. - Glide Slope (GS):
Antena localizada lateralmente à pista, próxima à zona de toque. Transmite em UHF (em torno de 329–335 MHz) com modulações semelhantes. O sistema indica se a aeronave está acima, abaixo ou no caminho ideal de descida (geralmente 3°). - Marcadores (opcional):
Sinais adicionais (Outer, Middle e Inner Marker) indicavam distâncias até a pista, mas hoje são frequentemente substituídos por DME (Distance Measuring Equipment).




a) Hz (Hertz)
- Unidade de medida de frequência, que indica quantos ciclos por segundo uma onda realiza.
- 90 Hz e 150 Hz: Referem-se à frequência das modulações utilizadas no sinal do localizer. Essas modulações são superpostas à portadora principal em VHF para criar um padrão de sinal que o receptor da aeronave pode interpretar para saber se está à esquerda ou à direita do centro da pista.
b) MHz (Megahertz)
- Unidade maior de frequência: 1 MHz = 1 milhão de Hz.
- A faixa de 108 a 112 MHz é a frequência portadora utilizada pelo localizer, dentro da banda VHF (Very High Frequency). Cada ILS opera em uma frequência específica dentro dessa faixa, para evitar interferência entre aeroportos.
c) Lobulações
- No contexto do ILS, lobulações referem-se aos feixes de sinal modulados transmitidos pelo localizer.
- O localizer transmite dois feixes principais com modulações diferentes:
- Um feixe com modulação de 90 Hz, predominante à esquerda do eixo da pista.
- Outro com modulação de 150 Hz, predominante à direita.
- O receptor da aeronave compara a intensidade relativa dessas modulações para determinar sua posição lateral:
- Se o sinal de 90 Hz for mais forte, a aeronave está à esquerda.
- Se o sinal de 150 Hz for mais forte, está à direita.
- Se ambos estiverem iguais, a aeronave está alinhada com o eixo da pista.
3. Como é utilizado
- Ativado durante a aproximação, quando a aeronave intercepta o feixe do localizer e, depois, o do glide slope.
- O piloto, ou piloto automático, segue as indicações no instrumento de voo (como o HSI ou PFD) para manter o alinhamento lateral e vertical com a pista.
- O sistema pode ser usado em aproximações por instrumentos de categoria I, II ou III, conforme o nível de visibilidade e equipamento embarcado/terrestre:
- CAT I: aproximação com mínima de decisão em torno de 200 pés e visibilidade mínima de 550 m.
- CAT II: até 100 pés de altura decisória.
- CAT III: permite pousos praticamente cegos, com visibilidade mínima ou nula, desde que a aeronave e o aeroporto estejam devidamente equipados, e o piloto habilitado para essa operação.
4. Operação e Benefícios
- É altamente preciso, permitindo pousos seguros mesmo sob nevoeiro, chuva intensa, noite ou baixa visibilidade.
- Opera de forma automática quando acoplado ao piloto automático, capaz de conduzir o avião até o toque na pista (em autoland).
- Requer que tanto a aeronave quanto o aeroporto estejam homologados para operação ILS, com calibração periódica dos equipamentos de solo, e o piloto habilitado para a operação.
Resumo Final
O ILS (Instrument Landing System) é sistema de aproximação por instrumentos baseado em sinais de rádio transmitidos do solo, que fornece guiagem lateral e vertical precisa para pousos em condições adversas.
Essencial em grandes aeroportos, permite que aeronaves médias e grandes realizem pousos com alta segurança, mesmo com visibilidade muito limitada.
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Fontes; pesquisas virtuais.
Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP
25/07/2025