FL – FLIGHT LEVEL – NÍVEL DE VOO – Considerando e respeitando a ISA – International Standard Atmosphere – Atmosfera Padrão Internacional, é SUPERFÍCIE DE PRESSÃO ATMOSFÉRICA CONSTANTE, tendo como referência e base o Nível de Pressão Padrão ISA, de 1013.2 hectopascal (29,92 pol Hg = 760 mm Hg), no Nível Médio do Mar – NMM.
É separada de outras superfícies análogas por determinadas distâncias verticais, correspondentes à específicos intervalos padronizados de pressões correspondentes à 1.000 pés, ou 500 pés quando alternadas entre níveis para VOOS VISUAIS e para VOOS POR INSTRUMENTOS.
Utilizadas para voos controlados e/ou monitorados, FL define altitudes verticais padronizadas de segurança, com separações específicas, identificadas por 2 e/ou 3 dígitos, correspondentes a CENTENAS DE PÉS, respeitadas alternadamente segundo o enquadramento no respectivo Rumo Magnético – RM, com orientação direcional por meio de graus magnéticos específicos, de 000° à 179° e de 180° à 359°.
A expressão Nível de Voo define se referir à altitude baseada em determinada Pressão Padrão. FL 130 corresponde ao nível de voo na altitude pressão de 13 mil pés. FL 350 define o nível de voo na altitude pressão de 35.000 pés.
As imagens seguintes são padronizadas internacionalmente, determinando a escolha e identificação do FL correto, a utilizar para o Voo de Cruzeiro planejado.
NÍVEIS DE VOO VFR – FL VISUAIS

Utilizada para VOOS VISUAIS – VFR, a grade determina o uso de níveis de voo ÍMPARES + 500 Pés (na direita), para voos de cruzeiro planejados/mantidos nos RM – Rumos Magnéticos de 000° à 179°, e de níveis de voo PARES + 500 Pés (na esquerda), para voos de cruzeiro planejados/mantidos nos RM – Rumos Magnéticos de 180° à 359°.
Observe na imagem anterior que o FL MÍNIMO é o 35 – 3.500 pés -, e o FL MÁXIMO é o 145 – 14.500 pés. São as limitações PARA TODOS OS VOOS VISUAIS.
NÍVEIS DE VOO IFR – FL INSTRUMENTOS

Utilizada para VOOS POR INSTRUMENTOS – IFR, a grade determina o uso de níveis de voo ÍMPARES (na direita), para voos de cruzeiro planejados/mantidos nos RM – Rumos Magnéticos de 000° à 179°, e de níveis predominantemente PARES (na esquerda), para voos de cruzeiro planejados/mantidos nos RM – Rumos Magnéticos de 180° à 359°.
Observe que o FL 20 – 2.000 pés, é a limitação MÍNIMA para os VOOS POR INSTRUMENTOS, e, que NÃO HÁ LIMITAÇÃO MÁXIMA. No final a grade indica “Etc…“, significando que, acima dos 49.000 pés, dependerá da performance da aeronave, da necessidade do comandante, e da autorização dos órgãos controladores.
Comparando os níveis de voo das duas tabelas, constatará que, até o FL 145, os voos VFR e os voos IFR estarão sempre alternados com separações verticais de 500 pés, (±) 150 metros, de altitude pressão, entre VFR e IFR. É a separação mínima considerada para oferecer perfeita segurança aos voos.
O uso do FL é identificado pelo comandante do voo e indicado no respectivo Plano de Voo, que deverá ser aprovado pelos órgãos de controle. Eventuais alterações posteriores são possíveis, quando propostas e previamente autorizadas.
Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP
01/07/2024