Cursos Teóricos Para Aviação Civil – Comentários

Compartilhar

A finalidade dos textos que seguem é facilitar sua orientação, para conseguir o máximo e melhor dos aprendizados, durante seus estudos e desenvolvimentos para obter os credenciamentos como Piloto Civil de Avião.

A DÚVIDARealizar curso independente, presencial ou EAD?

Na realização de aprendizado teórico para habilitação PPA – Piloto Privado Avião -, atualmente a ANAC permite o uso de estudo individual, curso presencial ou EAD – Estudo à Distância, os três possibilitando resultados.

A respeito disso antecipo que, para todos e quaisquer cursos adicionais, nas habilitações como PCA – Piloto Comercial Avião, e superiores, a ANAC exige cursos presenciais ou EAD, devidamente homologados, que realmente são indispensáveis.

Ainda sobre o mesmo tema faço importante destaque; o credenciamento como PPA realizado com boa qualidade e ótimo aproveitamento, proporcionará enorme facilidade e segurança na realização e entendimento dos cursos sequenciais superiores de habilitações.

Comento.

ESTUDO INDIVIDUAL, SOLITÁRIO – Se você tem facilidade para compreensão em leituras e estudos independentes, certamente conseguira entender as matérias e obter resultados satisfatórios.

Entretanto, precisará de maior tempo que o rotineiro, e estará privado das orientações de instrutores que, além da redução no tempo necessário, oferecem facilidades na compreensão e na amplitude das assimilações das normas e procedimentos.

CURSO PRESENCIAL – A orientação dos instrutores possibilita realização em menor tempo, com maior assimilação dos ensinamentos, normas e procedimentos, antecipando a importante convivência com pilotos e profissionais experientes. Não tenha dúvidas que isso amplia e antecipa o seu desenvolvimento nas teorias, práticas, ensinamentos e conscientizações para reger as atividades aeronáuticas. Sua confiança no sucesso será ampliada.

CURSO EAD – A eficiência é bastante segura, com as facilidades nos estudos e entendimentos se colocando na média dos anteriores. O sucesso dependerá da sua disciplina com a organização e dedicação na realização dos seus estudos.

ADICIONALMENTE – Se você possui tempo e condições para escolher à vontade entre os três, não tenho dúvidas em sugerir a preferência para o curso presencial. Se optar por EAD, tenho segurança em sugerir os cursos da Bianch, homologados pela ANAC e eficientes. Use o link:

CONHEÇA O SITE BIANCH

EM QUALQUER DAS OPÇÕESSugiro que dedique um tempo para atentamente ler e assimilar os comentários e orientações que seguem.

Alguns deles poderão inicialmente lhe parecer de menor importância ou redundantes, mas, tenha certeza de que todos lhe serão significativamente úteis.

Os ensinamentos que devem ser aprendidos e apreendidos em seus cursos de habilitações, teóricos e práticos, básicos e avançados sequenciais, serão todos de vital importância para sua carreira e vivência no meio aeronáutico.

O surpreendendo, a convivência nas atividades aeronáuticas adicionará facilidades e utilidades em seu cotidiano, ampliando seus horizontes e enriquecendo sua vida.

Os cursos posteriores, na progressão profissional, serão fortemente facilitados se você se dedicar acentuadamente na realização de ótimo curso básico. Os primeiros ensinamentos, no curso PPA, são vitais para facilitar seus entendimentos nas etapas avançadas, que você certamente almejará.

Portanto, inicialmente considere a primeira etapa – seu curso PPA completo – como a mais importante da sua carreira!

Bem absorvidas, tanto a teoria quanto a prática, facilitarão muito o seu futuro. Realizadas sem a necessária intensa dedicação, não lhe darão as indispensáveis bases eficientes para compreender os futuros e importantes novos ensinamentos. Você terá dificuldades nos avanços profissionais e, provavelmente, será piloto medíocre, com boa possibilidade de, indesejavelmente, se transformar em notícia da mídia!

Nos cursos teóricos e práticos aproveite ao máximo as orientações dos seus instrutores. Não leve dúvidas para casa. Faça perguntas! Fique atento às respostas e peça mais esclarecimentos quando necessário.

Essas atitudes serão importantes para a sua compreensão dos ensinamentos, e facilitarão seus estudos, vez que ajudam a marcar acentuadamente os detalhes em sua memória.

Lembre-se de que os instrutores estarão à sua disposição, mas, se você não externar suas dúvidas, eles não as adivinharão!

Depois de aula, estudando em casa reveja nos livros os mesmos assuntos da aula, com grande atenção. Restou dúvida? Anote e leve na próxima aula, refazendo as perguntas. Essa é a forma correta e eficiente para estudar, com resultados produtivos e duradouros.

Teóricas e/ou práticas, aproveite o tempo de instrução ao máximo e com eficiência. Volte toda sua atenção à aula. Deixe para depois os bate papos sociais. Desconsidere seu celular. Assista às aulas olhando diretamente para o instrutor, compenetrado no assunto em pauta! Isso evita o desvio da atenção e a divagação mental, produzindo aprendizado mais acentuado, gravado em sua memória.

Logo após cada aula, será maior o seu aproveitamento se conseguir estudar em casa o mesmo tema abordado. Segundo os especialistas, e comprovado na prática, isso aprofunda os ensinamentos na mente, com registro na memória de longo tempo.

No cotidiano de seus dias, mesmo quando tratando de outros assuntos, se algo do curso lhe vier à mente, principalmente sendo uma dúvida, faça anotação como lembrete, para depois rever o mesmo assunto em casa e nas aulas. Não confie na memória instantânea!

Facilite e amplie seu aprendizado!

Quando em final de curso, percebendo que sabe o necessário das matérias, procure e faça testes simulados, por meio escrito ou pela Internet. Lembre-se de que esses simulados servem principalmente para identificar os temas em que ainda possui dúvidas, permitindo reestudos direcionados.

Confira os resultados e anote os erros e dúvidas! Retorne aos livros e, com muita atenção, reveja os tópicos que errou e/ou que trouxeram dúvidas. Se necessário, consulte seus instrutores. Isso lhe auxiliará muito! Acentua o registro na memória!

Querendo se aprofundar nos conhecimentos, outro meio extremamente útil é reestudar as matérias por meio de livros de autores diferentes. Com a troca na didática, dúvidas aflorarão e poderão ser esclarecidas, além de relembrar todo o conteúdo.

Infalível, será você tentar explicar as matérias para outra pessoa que tenha dúvidas, preferencialmente um colega do grupo, em razão de que; um grande meio de identificar suas próprias dúvidas, e aprender acentuadamente, é procurar ensinar à terceiros. Tente! Você se surpreenderá com o resultado!

Como estudar?

Método eficiente, já tecnicamente comprovado, é rever os temas abordados em cada uma das aulas, logo após a mesma.

Exceto aos que possuem memória fotográfica, e aqueles que tem memória excepcional, minorias, sugiro; quando estudar, rotineiramente experimente; tente não se preocupar em decorar! Atenha-se ao entender o descrito! Deguste a leitura! Leia naturalmente, sem pressa, com muita atenção.

Percebendo que não entendeu o tema, leia novamente o mesmo trecho, várias vezes se necessário. Não prossiga até entender o tema atual. Quando perceber que divagou mentalmente, e leu superficialmente, releia, até compreender bem.

Terminado o livro, repita toda a operação! Leia-o novamente, da mesma forma.

Você se surpreenderá, de quanto e como a segunda leitura torna-se altamente eficiente!

Insistindo, acabará descobrindo que uma terceira leitura será extremamente mais produtiva! Tenha a certeza; com esse método você de fato aprenderá e apreenderá as matérias com enorme segurança!

Em relação aos seus cursos, teóricos e práticos, é importante considerar que:

  • a finalidade definitiva dos cursos é você aprender e apreender teoria e prática de forma eficiente e segura, para atingir condições que lhe permitirão assumir o comando de aeronaves e tripulações com segurança, economia e eficiência, além de enorme prazer;
  • a meta principal sempre é a formação do excelente piloto, que conhece e respeita integralmente as normas e regulamentações aeronáuticas, e rotineiramente se manterá atualizado;
  • portanto, nos cursos, você deverá se preocupar com a assimilação e o aprendizado real, efetivo e definitivo;
  • obter aprovação nos exames será consequência natural.

Espero ter colaborado para esclarecer suas dúvidas.

Lhe desejo sucesso!

FELICIDADES NA NOVA CARREIRA!

Outros temas diretamente vinculados aos mesmos assuntos aqui abordados, e muitos outros, estão disponíveis sob o link que segue:

SITE PAULO DIAS

Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP
27/05/2024

Compartilhar