As diferenças entre essas severas tempestades climáticas estão nas características das ocorrências, e/ou em diferentes identificações para mesmos ou similares fenômenos, conforme as regiões em que acontecem.
Na atmosfera planetária ocorrem diferentes fenômenos, resultando em variações nas intensidades de ventos, com e sob alterações nas temperatura, umidade e pressão, modificando significativamente o clima. Quando mais intensos, alguns dos fenômenos são temidos pela agressividade e pelos severos impactos por eles gerados. Os principais deles são os furacões, tufões, e tornados, genericamente identificados como ciclones.
CICLONE = Identificação genérica para todas as ocorrências climáticas com ventos severos. FURACÃO, TUFÃO e TORNADO são ciclones, ou, ocorrências ciclônicas. Subdividem-se em Ciclones Tropicais, quando ocorrem no hemisfério norte, entre o Trópico de Câncer e o Equador, e Ciclones Extratropicais quando acontecem hemisfério sul, entre o Trópico de Capricórnio e o Equador.
FURACÃO e TUFÃO = São mesmos fenômenos ciclônicos, ocorrendo em localizações distintas. Acontecendo na porção leste do Oceano Pacífico ou no Oceano Atlântico, é identificado como FURACÃO. Quando ocorre na região oeste do Pacífico, é cognominado como TUFÃO. Caracterizam-se por ventos ciclônicos muito fortes, com velocidades que podem ultrapassar 120 km/h, sobre áreas com diâmetros que podem variar entre 200 km a 400 km.
Imagem de satélite de um FURACÃO, ou TUFÃO.
TORNADOS = São ciclones mais intensos e mais destrutivos que os furacões/tufões, porém apresentando “tamanho” e duração menores. Seu diâmetro geralmente não ultrapassa 2 km, e a sua duração é, em média, de 15 minutos, enquanto os furacões/tufões podem durar muitas horas ou alguns dias, com ventos em velocidades bastante maiores, podendo ultrapassar 500 km/h, elevando seu poder de destruição. Detalhes; essa ocorrência recebe o nome de TORNADO quando seus efeitos tocam a superfície seca ou líquida. Caso contrário, é popularmente identificado como “FUNIL”.
Os tornados e furacões/tufões também são diferenciados pelas duas seguintes ocorrências; os tornados podem ser observados a olho nu em sua magnetude, enquanto os furacões/tufões são grandes demais para essa visualização.
O tornado é assim identificado quando forma-se sobre terra, aspirando sólidos. Quando formados sobre água, aspirando-a verticalmente, os tornados também são popularmente cognominados como “trombas d’água”.
TORNADO = Sobre solo “seco”.
TROMBA D’ÁGUA = Tornado sobre superfície líquida.
Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP