Boletins e Informações Meteorológicas Aeronáuticas

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São documentos expedidos e periodicamente divulgados em horários padronizados, especialmente para uso aeronáutico, oferecendo informações sobre observações, ou tempo presente, e/ou previsões meteorológicas, que permitem aos pilotos realizar o seguro planejamento dos seus voos em rota, destino(s) e alternativa(s).

Contém observações, análises e/ou previsões meteorológicas, com informações relacionadas às condições meteorológicas existentes e/ou esperadas.

São diversos, para utilizações segundo as necessidades e interesses dos pilotos.

METARInformação meteorológica regular de aeródromo. É reportado em intervalos de uma hora, com descrição completa das condições meteorológicas observadas em aeródromo. Observação adicional; é boletim de OBSERVAÇÃO, informando o que aconteceu e que acontece no período especificado.

SPECIInformação meteorológica especial de aeródromo. Também é reportado em intervalos de uma hora, quando para informar condição meteorológica com variação significativa, diferente da informada no METAR. Observação adicional; é boletim de OBSERVAÇÃO, informando o que aconteceu e que acontece no período especificado.

TAFPrevisão meteorológica de aeródromo. São expedidos à cada seis horas, padronizadas como sinóticas, para aeroportos mais importantes, a exemplo de Galeão (SBGL) e Guarulhos (SBGR), para 0000, 0600, 1200 e 1800 UTC, com períodos de validade de 30 horas. Observação adicional; é boletim de PREVISÃO, informando o que está previsto para acontecer no período especificado.

SIGMET – Mensagem com descrição concisa, com validade máxima para 4 horas, relatando ocorrência ou previsão de fenômeno meteorológico que possa afetar a segurança de voo EM ROTA.

AIRMET – Mensagem com descrição concisa, voltada à regiões de FIR – Região de Informação de Voo – (“Flight Information Region”), com validade máxima para 4 horas, para aeronaves em operação abaixo do FL 100Nível de Voo (“Flight Level”) – (ou FL 150 para regiões montanhosas), relatando ocorrência ou previsão de fenômeno meteorológico que possa afetar a segurança de aeronave EM OPERAÇÃO NA FIR, que não tenha sido reportada em GAMET anterior.

GAMETPrevisão de área para voos baixos em regiões de FIR, para aeronaves em operação abaixo do FL 100 (ou FL 150 para regiões montanhosas).

SIGWXCarta de Prognóstico Meteorológico (previsão), expedidas à cada 6 horas, padronizadas para 0000, 0600, 1200 e 1800 UTC, especialmente para uso nos planejamentos de voos.

WIND ALOFTCarta Prognosticada de Ventos (previsão), para níveis superiores, expedidas nos horários sinóticos das 0000 e 1200 UTC, informando temperatura, direção e velocidade dos ventos predominantes.

AIREP – Mensagem meteorológica recebida de pilotos em comando de aeronaves em voo, com informações meteorológicas importantes que auxiliem outros voos em rota para a região da informação, geralmente reportando nuvens presentes, em tipo, base, topo, turbulências, “wind shear” (tesoura de vento), formação de gelo, etc.

Informações contidas no importante e excepcional livro “Meteorologia Para Pilotos”, Denis Bianchini, Editora Bianch, 260 páginas. É encontrado na;

Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP

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