São documentos expedidos e periodicamente divulgados em horários padronizados, especialmente para uso aeronáutico, oferecendo informações sobre observações, ou tempo presente, e/ou previsões meteorológicas, que permitem aos pilotos realizar o seguro planejamento dos seus voos em rota, destino(s) e alternativa(s).
Contém observações, análises e/ou previsões meteorológicas, com informações relacionadas às condições meteorológicas existentes e/ou esperadas.
São diversos, para utilizações segundo as necessidades e interesses dos pilotos.
METAR – Informação meteorológica regular de aeródromo. É reportado em intervalos de uma hora, com descrição completa das condições meteorológicas observadas em aeródromo. Observação adicional; é boletim de OBSERVAÇÃO, informando o que aconteceu e que acontece no período especificado.
SPECI – Informação meteorológica especial de aeródromo. Também é reportado em intervalos de uma hora, quando para informar condição meteorológica com variação significativa, diferente da informada no METAR. Observação adicional; é boletim de OBSERVAÇÃO, informando o que aconteceu e que acontece no período especificado.
TAF – Previsão meteorológica de aeródromo. São expedidos à cada seis horas, padronizadas como sinóticas, para aeroportos mais importantes, a exemplo de Galeão (SBGL) e Guarulhos (SBGR), para 0000, 0600, 1200 e 1800 UTC, com períodos de validade de 30 horas. Observação adicional; é boletim de PREVISÃO, informando o que está previsto para acontecer no período especificado.
SIGMET – Mensagem com descrição concisa, com validade máxima para 4 horas, relatando ocorrência ou previsão de fenômeno meteorológico que possa afetar a segurança de voo EM ROTA.
AIRMET – Mensagem com descrição concisa, voltada à regiões de FIR – Região de Informação de Voo – (“Flight Information Region”), com validade máxima para 4 horas, para aeronaves em operação abaixo do FL 100 – Nível de Voo (“Flight Level”) – (ou FL 150 para regiões montanhosas), relatando ocorrência ou previsão de fenômeno meteorológico que possa afetar a segurança de aeronave EM OPERAÇÃO NA FIR, que não tenha sido reportada em GAMET anterior.
GAMET – Previsão de área para voos baixos em regiões de FIR, para aeronaves em operação abaixo do FL 100 (ou FL 150 para regiões montanhosas).
SIGWX – Carta de Prognóstico Meteorológico (previsão), expedidas à cada 6 horas, padronizadas para 0000, 0600, 1200 e 1800 UTC, especialmente para uso nos planejamentos de voos.
WIND ALOFT – Carta Prognosticada de Ventos (previsão), para níveis superiores, expedidas nos horários sinóticos das 0000 e 1200 UTC, informando temperatura, direção e velocidade dos ventos predominantes.
AIREP – Mensagem meteorológica recebida de pilotos em comando de aeronaves em voo, com informações meteorológicas importantes que auxiliem outros voos em rota para a região da informação, geralmente reportando nuvens presentes, em tipo, base, topo, turbulências, “wind shear” (tesoura de vento), formação de gelo, etc.
Informações contidas no importante e excepcional livro “Meteorologia Para Pilotos”, Denis Bianchini, Editora Bianch, 260 páginas. É encontrado na;
- Bianch Pilot Shop – https://www.bianch.com.br/
Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP