Autonomia e Alcance de Voo

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DEFINIÇÕES BÁSICAS

VOO VISUAL – Voo conduzido por meio da utilização de referências visuais no solo, mantendo permanente contato visual com a superfície, identificando sua posição e orientação por meio da observação de rios, lagos, estradas, cidades, pistas, linhas férreas, relevos, etc., respeitando VFR.

VOO POR INSTRUMENTOS – Voo realizado de acordo com as Regras de Voos Por InstrumentosIFR.

  • VFR – Regras de Voo Visual
  • IFR – Regras de Voo por Instrumentos

AUTONOMIA E ALCANDE DE VOO

AUTONOMIA DE VOO – É o tempo que a aeronave é capaz de permanecer em voo, com o combustível disponível em seus tanques. Depende da quantidade de combustível e do consumo em voo.

ALCANCE DE VOO – É a distância horizontal que a aeronave é capaz de percorrer em voo, utilizando o combustível disponível. Depende da autonomia e do vento, portanto, da VS – Velocidade em relação ao solo.

AUTONOMIA DE VOO

Nenhuma pessoa pode iniciar operação VFR em aeronave, a menos que, considerando o vento e as condições atmosféricas conhecidas, essa aeronave tenha combustível suficiente para voar até o aeródromo de destino, assumindo consumo normal de combustível em cruzeiro, e;

1) durante o dia, voar pelo menos mais 30 minutos; ou

2) à noite (e escolas durante o dia), voar pelo menos mais 45 minutos.

AUTONOMIA MÍNIMA DE VOO

Para voo VFR, considerando o vento, condições meteorológicas reinantes e voo de cruzeiro, a aeronave deve ter combustível mínimo suficiente para:

  • durante o dia voar até o aeródromo de destino e mais 30 minutos; ou
  • durante a noite (e escolas durante o dia), voar mais 45 minutos.

Para helicópteros esse tempo é de 20 minutos durante o dia ou 30 minutos à noite.

AUTONOMIA PARA VOO VFR ESPECIAL

VOO VISUAL ESPECIAL – VFR ESPECIAL – É operação de aeronave em condições meteorológicas inferiores aos mínimos VFR, realizada exclusivamente dentro de espaço aéreo controlado, exigindo antecipada autorização especial.

A autonomia mínima necessária para a realização de Voo VFR Especial é:

  • TEV+45 – Tempo Estimado de Voo, mais 45 minutos de reserva.

Lembrete – Previamente autorizado, um voo VFR Especial só pode ser realizado durante o dia e dentro dos limites de ATZ, CTR e/ou TMA.

GENERICAMENTE

AUTONOMIA DE VOO – É o máximo tempo de voo possível, determinado pela quantidade disponível de combustível e pelo consumo da aeronave.

Preferivelmente deve ser a máxima possível, respeitando como mínimo o suficiente exigido para o voo planejado, que é determinado de acordo com as regras do voo proposto, Visual – VFR -, ou por Instrumentos – IFR.

No planejamento de voo é vital sempre considerar a possibilidade de não ser possível alcançar ou pousar no destino, havendo então a necessidade de voar para uma alternativa.

Em situações como essa, quanto maior a autonomia, maiores e melhores serão as opções a considerar, principalmente em razão de eventuais novas surpresas em próximos destinos.

Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP
27/06/2024

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