DEFINIÇÕES BÁSICAS
VOO VISUAL – Voo conduzido por meio da utilização de referências visuais no solo, mantendo permanente contato visual com a superfície, identificando sua posição e orientação por meio da observação de rios, lagos, estradas, cidades, pistas, linhas férreas, relevos, etc., respeitando VFR.
VOO POR INSTRUMENTOS – Voo realizado de acordo com as Regras de Voos Por Instrumentos – IFR.
- VFR – Regras de Voo Visual
- IFR – Regras de Voo por Instrumentos
AUTONOMIA E ALCANDE DE VOO
AUTONOMIA DE VOO – É o tempo que a aeronave é capaz de permanecer em voo, com o combustível disponível em seus tanques. Depende da quantidade de combustível e do consumo em voo.
ALCANCE DE VOO – É a distância horizontal que a aeronave é capaz de percorrer em voo, utilizando o combustível disponível. Depende da autonomia e do vento, portanto, da VS – Velocidade em relação ao solo.
AUTONOMIA DE VOO
Nenhuma pessoa pode iniciar operação VFR em aeronave, a menos que, considerando o vento e as condições atmosféricas conhecidas, essa aeronave tenha combustível suficiente para voar até o aeródromo de destino, assumindo consumo normal de combustível em cruzeiro, e;
1) durante o dia, voar pelo menos mais 30 minutos; ou
2) à noite (e escolas durante o dia), voar pelo menos mais 45 minutos.
AUTONOMIA MÍNIMA DE VOO
Para voo VFR, considerando o vento, condições meteorológicas reinantes e voo de cruzeiro, a aeronave deve ter combustível mínimo suficiente para:
- durante o dia voar até o aeródromo de destino e mais 30 minutos; ou
- durante a noite (e escolas durante o dia), voar mais 45 minutos.
Para helicópteros esse tempo é de 20 minutos durante o dia ou 30 minutos à noite.
AUTONOMIA PARA VOO VFR ESPECIAL
VOO VISUAL ESPECIAL – VFR ESPECIAL – É operação de aeronave em condições meteorológicas inferiores aos mínimos VFR, realizada exclusivamente dentro de espaço aéreo controlado, exigindo antecipada autorização especial.
A autonomia mínima necessária para a realização de Voo VFR Especial é:
- TEV+45 – Tempo Estimado de Voo, mais 45 minutos de reserva.
Lembrete – Previamente autorizado, um voo VFR Especial só pode ser realizado durante o dia e dentro dos limites de ATZ, CTR e/ou TMA.
GENERICAMENTE
AUTONOMIA DE VOO – É o máximo tempo de voo possível, determinado pela quantidade disponível de combustível e pelo consumo da aeronave.
Preferivelmente deve ser a máxima possível, respeitando como mínimo o suficiente exigido para o voo planejado, que é determinado de acordo com as regras do voo proposto, Visual – VFR -, ou por Instrumentos – IFR.
No planejamento de voo é vital sempre considerar a possibilidade de não ser possível alcançar ou pousar no destino, havendo então a necessidade de voar para uma alternativa.
Em situações como essa, quanto maior a autonomia, maiores e melhores serão as opções a considerar, principalmente em razão de eventuais novas surpresas em próximos destinos.
Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP
27/06/2024