Antes Pilotos de Avião Agrícola – Agora Também Pilotos de Drone Agrícola

Compartilhar

Com eficiência e sucesso, a modernização tecnológica está transformando PILOTOS DE AVIÕES AGRÍCOLAS em também PILOTOS DE DRONES AGRÍCOLAS.

VOOS AGRÍCOLAS COM AVIÕES

Antes de conhecer o importante e curioso conteúdo que seguirá, por meio de curtos textos e vídeos saiba o que são os “TIROS” e “BALÕES” realizados nos VOOS DE AVIÃO AGRÍCOLA pulverizando plantações.

TIRO COM AVIÃO EM VOO AGRÍCOLA – Voo baixo sobre plantação, em linha reta horizontal, sempre na maior extensão da área. Antigamente o piloto era orientado na extensão reta por meio de “BANDEIRINHAS”; trabalhadores agrícolas auxiliares alocados na área, sinalizando a linha reta por meio de pequenas bandeiras agitadas no topo de longas hastes. Nos últimos anos essa orientação direcional vem sendo realizada por meio de SINALIZADORES GPS.

Vídeo de 03m15s – Exibindo principalmente o TIRO, após pouso para abastecimento e decolagem para o voo, em exemplo de pulverização típica com avião.

BALÃO COM AVIÃO EM VOO AGRÍCOLA – Ao encerrar um TIRO, ainda em voo baixo levemente ascendente, ao suficiente para livrar eventuais obstáculos, duas curvas sequenciais são realizadas; uma de 90° para o lado dos tiros já realizados, e imediatamente outra pelo lado oposto, no total completando 180°, permitindo o imediato retorno para o TIRO seguinte, em alinhamento paralelo ao TIRO anterior encerrado. Às vezes, dependendo da área e, principalmente, da performance do avião, realizam apenas uma curva de 180°.

Vídeo de 00m40s – Exibindo principalmente o BALÃO, em exemplo de pulverização típica com avião.

OS VOOS AGRÍCOLAS COM DRONES

Nos vídeos que seguem, conheça os detalhamentos e exibições dos voos agrícolas realizados com DRONES.

Vídeo de 04m32s – As vantagens no uso de drones para pulverização de lavouras.

Vídeo de 12m13s – Chega ao Brasil um dos maiores drones de pulverização.

Vídeo de 06m39s – Drone pulverizador otimiza os trabalhos nas propriedades.

DRONES X AVIÕES – O MELHOR APROVEITAMENTO

COMENTÁRIO ADICIONAL

Segundo opiniões conseguidas, o novo sistema de aplicações agrícolas com drones tem se mostrado eficiente para plantações em áreas consideradas pequenas.

Por enquanto se mostra ineficiente para as plantações em grandes áreas cultivadas, a exemplo da maioria das fazendas agrícolas do Mato Grosso, entre muitas outras regiões, com suas gigantescas áreas plantadas, em razão de duas capacidades reduzidas;

  • no drone o hopper – tanque do agrotóxico – tem capacidade exageradamente pequena, quando comparada ao grande volume disponível nos aviões, e
  • sua bateria tem pouco tempo de duração, também exigindo muitas interrupções para recarga elétrica, com energia nem sempre disponível satisfatoriamente nas áreas das grandes plantações, ou exigindo enorme número de baterias para substituições durante as aplicações.
  • Como exemplo de grande plantação, reveja o primeiro vídeo, que mostra os TIROS super extensos.

Entretanto, garantindo o melhor uso, a criatividade empresarial vem ativando método eficiente para conseguir de ambos os melhores resultados no custo/benefício; nas áreas pequenas utilizam os drones; nas grandes extensões usam os aviões. Especialmente, nas grandes plantações adotam utilização mista, usando os drones nos pequenos trechos mais irregulares, e os aviões nas grandes extensões rotineiras.

Parece que esse ótimo e inteligente uso será o predominante por muito tempo.

Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP
04/02/2024

Compartilhar