Aeroshark – Película adesiva transparente, com microestruturas chamadas riblets, imitando as ranhuras naturais da pele dos tubarões, em uso para aumentar a eficiência aerodinâmica, diminuir a poluição atmosférica e reduzir custos de voo.

Inspirada na pele de tubarão, a tecnologia Aeroshark é avanço aerodinâmico que melhora a eficiência das aeronaves, ao reduzir o arrasto aerodinâmico.
Essa inovação foi desenvolvida pela Lufthansa Technik em parceria com a BASF, gigantes alemãs que uniram seus conhecimentos em aviação e química para tornar os aviões mais eficientes, utilizando películas adesivas transparentes, com microestruturas chamadas riblets, que imitam as ranhuras naturais da pele dos tubarões.
A tecnologia já está sendo adotada em voos comerciais, após mais de 1.500 horas de eficientes testes e certificações com agências reguladoras. O primeiro modelo a receber a inovação foi o Boeing 777F, da Lufthansa Cargo, em 2022.
FUNCIONAMENTO – Os riblets organizam o fluxo de ar ao redor da fuselagem e das naceles dos motores, reduzindo a turbulência e o atrito. Isso diminui a resistência ao avanço da aeronave, proporcionando menor consumo de combustível para manter o voo.
A película é aplicada como adesivo de alta durabilidade, capaz de resistir às condições extremas da aviação, com vida útil superior a cinco anos sem perda de eficiência.
Essa inovação é especialmente eficiente em aviões de longo curso, como os Boeing 777, e está sendo progressivamente implementada por diversas companhias aéreas ao redor do planeta.
DECLARAÇÃO DA LUFTHANSA – “A introdução da tecnologia Aeroshark em nossas aeronaves Boeing 777 representa marco significativo em nossa estratégia de sustentabilidade, em apoio ao objetivo mais amplo de reduzir as emissões de carbono em toda a nossa frota. Estamos orgulhosos de ser a primeira companhia aérea do mundo a implementar essa tecnologia inovadora na versão de passageiros e cargueiros do Boeing 777, reforçando nossa dedicação em oferecer excelência e reduzir nossa pegada de carbono.”
EFICIÊNCIA E RESULTADOS COMPROVADOS
- A tecnologia Aeroshark já foi testada em mais de 1.500 horas de voo, obtendo certificações de agências reguladoras.
- O primeiro modelo a receber essa inovação foi o Boeing 777F da Lufthansa Cargo, em 2022.
- A economia de combustível gerada pode chegar a 1% por aeronave, o que representa milhares de toneladas de querosene e emissões de CO₂ evitadas ao longo dos anos.
- A LATAM Airlines e a ANA (All Nippon Airways) já adotaram a tecnologia em suas frotas, incluindo aeronaves de passageiros e cargueiros.
Fontes; pesquisas virtuais.
Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP
18/05/2025