Entre os muitos relatos conseguidos de diversos projetos oficiais, é fato comprovado a criação de diversos grupos investigativos, um deles com maior destaque, apresentado sob o famoso título de Projeto Livro Azul, dos EUA, com detalhes incríveis confirmando conhecimentos que “correm o planeta”, sobre o que realmente era e as razões de ter sido encerrado.
O Projeto Livro Azul foi criado em 1952, declarado como tendo a finalidade de receber, pesquisar e investigar os relatos de acontecimentos com avistamentos e envolvimentos de OVNIS.
Em janeiro de 1970 o projeto foi repentinamente encerrado, sob alegação de “nada ter encontrado” que justificasse sua continuidade.
Na realidade, contam os investigadores com detalhes comprovatórios, a finalidade real desse projeto era criar condições que desacreditavam tais ocorrências, afirmando que “não existiam”.
Esses relatos descrevem alguns acontecimentos, todos sempre identificados, que aqueles dirigentes conscientemente ignoraram, em razão de não conseguir desmentir a maioria dos “casos”, finalmente os forçando a encerrar o projeto, ao atingir condição instransponível que exigia as verdades que estavam evitando e menosprezando.
Mas, contam os investigadores, citando detalhes e documentos, com nomes e identificações das autoridades responsáveis, outros projetos e/ou departamentos foram criados em paralelo, para secretamente prosseguirem nas investigações.
Destacam que essa particularidade de evitar, desconsiderar, minimizar e/ou ridicularizar as ocorrências com OVNIS, é característica quase doentia entre as autoridades e órgãos oficiais nos EUA, que sempre optaram pela condição superficial de desprezo por esse tema, em forte contraposição à quase todas as demais nações do planeta, que oferecem grande dedicação, seriedade e importância à essas ocorrências, sempre investigando responsavelmente os casos que surgem, principalmente França, Reino Unido, Bélgica e alguns países da América do Sul.
Síntese de relato do livro UFOs, da americana Leslie Kean, jornalista investigativa americana, da Idea Editora, 2011, 368 páginas.
Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP
Agosto de 2023